Fumaça Preta Teste de Opacidade


Laudo e Teste de Opacidade

O monitoramento da Fumaça Preta teve  sua origem através da Escala de Ringelmann no qual  consistiu em método para avaliar visualmente os níveis de fumaça (Fumaça Preta) da queima de combustível em  chaminés e fontes estacionarias.
Este mecanismo é datado como a primeira forma de fiscalização e monitoramento da poluição do ar (VIEIRA, 2009).

Atendemos in loco, autônomo, frotistas, transportadoras e equipamentos estacionários  serviço rápido de acordo com as normas exigidas.

OPACÍMETRO

Instrumento utilizado para determinar a opacidade de fumaça gerada por um motor de ignição por compressão, captando parte da fumaça expedida através do cano de descarga.

 

REFERÊNCIAS

Resolução CONAMA nº 18, de 06/05/86 – Institui em caráter nacional o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE.
Resolução CONAMA n° 418, de 25/11/2009 – Dispõe sobre critérios para a elaboração de Planos de Controle de Poluição Veicular – PCPV e para a implantação de Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso – I/M pelos órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente e determina novos limites de emissão e procedimentos para a avaliação do estado de manutenção de veículos em uso.
Portaria IBAMA n° 85, de 17/10/96 – Estabelece, como exigência, a adoção de Programa Interno de Autofiscalização da Correta Manutenção da Frota, quanto à Emissão de Fumaça Preta, nas Empresas Transportadoras que possuem veículos movidos a diesel.