ISO 14001


A ISO 14001 faz parte de uma vasta família de normas de instrumentos e sistemas de gestão ambiental, a família 14000. A ISO 14001. É a única certificável e, naturalmente, a mais conhecida, é utilizada em 171 países e conta atualmente com mais de 300.000 certificações.

O objetivo da ISO 14001:2015 é “proporcionar às Organizações um enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas”.
A norma refere os benefícios de adotar a abordagem sistemática à gestão ambiental numa perspetiva estratégica e de longo prazo para as Organizações.

A ISO 14001 pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável através:

Da proteção do ambiente;
Da mitigação de riscos para a Organização;
Do cumprimento das obrigações de conformidade;
Da melhoria do desempenho ambiental;
Da perspectiva de ciclo de vida;
Da obtenção de benefícios financeiros e operacionais;
Da comunicação da informação ambiental.

No contexto das normas de gestão ambiental, os sistemas constituem a estrutura mais abrangente que uma Organização pode adotar para tratar os seus aspetos ambientais e melhorar continuamente o seu desempenho. Assim, as restantes normas da família 14000, independentemente do seu valor individual e intrínseco,
podem ainda contribuir para a implementação bem sucedida de um SGA.

A nova norma ISO 14001:2015 apresenta novos desafios, que são também uma oportunidade de credibilizar este instrumento voluntário de gestão como fator verdadeiramente diferenciador das Organizações que a ele aderem.

consulte-nos e solicite uma proposta.